O maior projecto de pesquisa sobre segurança rodoviária alguma vez lançado na Europa, irá guiar uma série de sistemas, poderosos, de segurança rodoviários para carros Europeus. Mas, a longo prazo, pesquisa experimental poderia produzir um carro virtualmente inacidentavel.
Um camião que sai subitamente de um lado da estrada, directamente para a sua faixa e apenas a uma dezena de metros mais á frente. De repente, o seu carro emite um aviso, começa a travar e toma medidas evasivas. Ao aperceber-se que o impacto é inevitável os sistemas de segurança dentro do carro tomam controlo e preparam os cintos de segurança e o airbag, programando este ultimo para abrir um segundo antes do impacto. Esta é a promessa quanto a um carro inacidentavel, vindo num stand próximo de si, num talvez não-tão-distante futuro. Este sistema é parte da pesquisa básica realizada pela maior iniciativa quando a pesquisa sobre segurança rodoviária alguma vez realizada na Europa. PReVENT tem um orçamento de cerca de 50 milhões de euros e 56 parceiros perseguindo um amplo, mas altamente complementário programa de pesquisa. Uma dúzia de sub-projectos focam-se em problemas específicos de segurança rodoviária, mas todos os projectos se interligam de alguma forma. A PReVENT está a estudar tecnologias relativamente simples e baratas (como por exemplo, sensores de estacionamento e navegação por satélite), que podem retocadas para melhorar a segurança do condutor. Mas parte da sua ampla e profunda pesquisa sobre segurança rodoviária está também a aprofundar experimentalmente sistemas a médio-longo prazo, sendo que inovações poderão aparecer num prazo de 5-10 anos. O carro inacidentavel é uma construção teórica que engloba alguns dos sub-projectos da PReVENT. Mas pode tornar-se mais real do que seria esperado. Claro que é impossível para todas as colisões que envolvem carros, mas com esta tecnologia poderia reduzir-se em muito os acidentes e minimizá-los quando acontecessem. Por exemplo, o projecto WILLWARN, da PReVENT, usa comunicação sem fios com outros veículos para alertar o condutor acerca de situações potencialmente perigosas que se encontram mais á frente, enquanto a MAPS&ADAS lê mapas sat-nav para monitorizar quando a perigos mais á frente, como curvas e intersecções. SASPENCE olha para a distância e velocidade de segurança, enquanto LATERALSAFE completa com um sensor activo para o ponto cego. Todos têm o seu papel no carro inacidentavel, como muitos outros no projecto. Mas dois projectos, APALACI e COMPOSE, dão um passo á frente ao monitorizar constantemente a velocidade e a trajectória dos veículos em volta e de outros veículos na estrada, tudo em tempo real. Se um veículo decide parar bruscamente, ou um pedestre entra subitamente na estrada, rapidamente calculam as implicações.
O APALACI é um avançado sistema de mitigação pré-acidente construído á volta do registo de outros condutores. No sistema APALACI, sensores monitorizam a estrada ou rua imediatamente á volta do veículo e recolhe o máximo de informação possível acerca de colisões, antes das mesmas ocorrerem. Este sistema usa esta informação para decidir a estratégia de segurança ideal a seguir. Os exemplos incluem manobras de travagem controladas, activação de sistemas de imobilização dos passageiros e pre-activação do sistema de airbags. O carro pode reagir muito mais rapidamente que condutor, cortando a velocidade em quantidades cruciais que garantem que acidentes inevitáveis se tornem menos graves.
O APALACI também desenvolveu uma espécie de "sistema de inibição" para camiões. Este sistema vigia o ponto cego imediatamente á frente do camião e protege pedestres ou ciclistas ao prevenir manobras perigosas. O APALACI foi testado numa série de veículos como o Fiat Stilo, o camião Volvo FH12, o Alfa Romeo 156 e o Mercedes E350. Foi usado sensores a laser, radar, software de decisão assistida e uma grande variedade de tecnologias para atingir o objectivo.
O COMPOSE, por outro lado, tenta mais especificamente manter os outros e condutor seguros. O sistema pode aplicar os travões se um pedestre entrar na estrada ou modificar os amortecedores para melhorar a protecção do ocupante. Pequenas diferenças têm um grande impacto na segurança rodoviária. Diminuir a velocidade em 1 km/h pode reduzir os acidentes com ferimentos em 3%, enquanto que travar umas fracções de segundo mais cedo é o suficiente para reduzir a gravidade de um acidente drasticamente. Os sistemas foram testados num BMW 545i e no Volvo FH12 e melhoraram consideravelmente a segurança, mas todo o potencial deste sistema ainda só será aproveitado no futuro.
Mesmo assim, estes sistemas fornecem ferramentas que os construtores automóveis podem usar para reduzir potenciais acidentes e recolher informações para um futuro carro inacidentavel.
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