9 de abril de 2008

Cientistas medem a força necessária para mover átomos individuais


Cientistas do IBM, em colaboração com a Universidade de Regensburg na Alemanha, são os primeiros a medir a força que é necessária para mover átomos individuais numa superfície.
Esta medição fundamental dá uma informação importante para desenhar futuros aparelhos á escala atómica: chips de computadores, aparelhos de armazenamento em miniatura, entre outros.
Há cerca de 20 anos atrás no Centro de Investigação do IBM em São José, Don Eigle alcançou um marco na habilidade humana para construir estruturas pequenas. A 29 de Setembro de 1989 ele demonstrou que era possível manipular átomos individuais com precisão á escala atómica e escreveu “I-B-M” com átomos individuais de Xénon.
Agora, um novo grupo de investigadores no mesmo laboratório – com ajuda da Universidade de Regensburg – deram um passo extraordinário ao medir forças pequenas que são necessárias para manipular os átomos. Compreender a força necessária para mover átomos específicos em superfícies específicas é uma das chaves para desenhar e construir estruturas pequenas que irão permitir futuras nanotecnologias. Em Nanotecnologia, para se criarem as estruturas que queremos que fiquem num determinado lugar teríamos de usar átomos “fortes” que ficariam no local e os restantes moveriam-se em redor por ligações químicas fracas.
Os cientistas mostraram que para mover um átomo de cobalto de uma superfície são necessários 17 piconewtons.

Sem comentários: