3 de março de 2008

Cientistas usam nanogeradores em tecido para gerar electricidade


Um grupo de cientistas nos Estados Unidos tem um plano que irá aumentar o tempo de duração de aparelhos pequenos como leitores de mp3 até possíveis proporções ilimitadas, sem necessidade de baterias. Os cientistas esperam fazê-lo com tecido que gera a sua própria electricidade.
A ideia é de nano geradores serem inseridos na base da fibra do tecido de uma camisa e a fricção causada pelo movimento seria transferida em energia para alimentar o aparelho. Os cientistas até afirmam que está em contacto com uma simples brisa poderia gerar toda a energia que um iPod precisa para funcionar indefinidamente.
Um investigador diz que "O nano gerador á base de fibra poderia ser uma forma simples e económica para conseguir energia a partir de um movimento físico."
Segundo a "Reuters", os aparelhos nano geradores gerem electricidade ao utilizar partido das propriedades semicondutoras de aparelhos compostos por óxido de zinco. Cada nano aparelho é cerca de 1000 vezes mais pequeno que um cabelo humano. O aparelho transforma o movimento mecânico do corpo em electricidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Deveras interessante!